top of page

para Suelen Cavalli

O mood bord foi criado com a inspiração do universo farm e a poesia do teu dia a dia, optando usar elementos para composição em preto e branco, com traços hand draw do estilo botanical, porque embora seja simples tem uma elegância. A ideia é destacar as fotos (que é um dos diferenciais do teu IG e fazem através dele a conexão com teu público). É um livro de receitas, mas também... um álbum de fotos!

Na primeira proposta, para trazer mais personalidade busquei mesclar com elementos de scrap, como papel antigo, grampos, bordas para fotos e outros detalhes além de stickers florais, vegetais ou de frutas. Todos estes elementos serão “garimpados” de acordo com as receitas.

Na segunda proposta, que é uma variação da primeira, seria aplicado um único modelo de pattern (a ser escolhido quando definirmos o projeto gráfico) intercalado com uma página com a borda de listra... Modificando a cor da listra, conforme a receita. (Ah, na primeira proposta a aplicação das cores também são assim, mudam a cada receita. E a paleta, teremos que definir!)  

 

Agora por trás do que você vê, o trabalho funciona assim:

 

Eu estudo o conteúdo e faço um “scanning” para definir pontos estratégicos (tópicos, observações, frases, áreas que precisam ser destacadas) e ter uma ideia de como distribuir o layout.

Faço o Mood Board com a ideia para a identidade visual (elementos, cores e estilos) e com estas ideias, após teu feedback, partimos para o projeto gráfico.

 

Aí vem o estudo de fontes e padrões tipográficos. Isto é importante para identificar quais sensações os leitores terão, observar se a fonte é apropriada para conversar com o público/tema do eBook e criar um conjunto que seja agradável a leitura e de fácil  memorização do texto.

 

... Geralmente devemos evitar as fontes scripts em muitas linhas. A fonte utilizada para os títulos do vídeo tem uma espessura mais robusta, não acho que vai ficar bacana no projeto do eBook. Mas vamos encontrar uma que seja de fácil leitura! Talvez usar apenas na primeira linha, em algumas frases curtas ou de destaque, seja uma opção, como você verá nos modelos.

 

Sobre o conteúdo devemos priorizar sempre pelo mais objetivo (isto você já está fazendo!), reduzir número de palavras em frases de destaque, moderar o número de páginas e, obviamente, deixar o mais intuitivo e agradável possível. Por isto devemos dividir os eBooks em 4, para não ficar muito extenso.

 

A diagramação será dinâmica e limpa. Os espaços em branco garantem mais atenção no texto escrito, deixando fácil de entender. Também trazem a possibilidade para o leitor fazer uma pausa e digerir o conteúdo antes de continuar. (E é esta leveza, o low profile que você transmite, que também queremos ter no impresso.) Para pôr a regra em prática, as áreas de respiro podem ser usadas também com inserção de imagens entre textos e páginas com layouts diferentes ao longo do eBook. Mas é durante a diagramação que avalio qual o momento correto de usar os espaços em branco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O envolvimento dos leitores, além do conteúdo e a poesia das fotos, também será através de cliques em hyperlinks para vídeos (do Instagram ou em uma página exclusiva de conteúdos para quem adquiriu o eBook) e botões de call-to-action (CTA) como por exemplo: direcionando para a página de parceiro/patrocinador que tem algum produto em uma das fotos publicadas no eBook.

 

Os hyperlinks também podem ser utilizados em palavras-chaves do texto para direcionar a outro ponto do eBook, se envolver em um segundo conteúdo externo como um site ou outro de seu interesse e, cada vez mais, elevar as chances de conversão.

 

Assim, os links externos também favorecem os resultados do eBook nos buscadores, trazendo referências de domínios diferentes ao seu material. Além disto, permitem verificar qual o nível de interesse do leitor. Outro exemplo, o um botão de CTA pode direcionar para uma Landing Page, um download, tráfego ou compartilhamento social. A escolha do botão depende do objetivo do eBook e da estratégia de vendas!

 

Ah, e é importante que todo o conteúdo do eBook seja entregue corrigido e com as indicações de imagens a serem usadas e hiperlinks.

 

Já escrevi bastante né? Mas ainda tem mais um detalhe. Depois do eBook diagramado, tenho que considerar a aplicação de algumas técnicas para evitar cópia do projeto. ;-)

 

E claro, para a divulgação também sugiro considerar fazer fotos para que possamos criar mockups exclusivos...

Bom, acho que é isto! Qualquer dúvida, só falar!

Agradeço desde já a oportunidade e que este trabalho possa ser fruto de uma parceria longa e próspera! Aliás... trabalhar com um assunto que amo, com uma pessoa que admiro, sem dúvida torna o trabalho muito mais feliz! 

 

                                          Com carinho,

                                                                                                   Sibelle

                                   

                                          

Slide5.JPG
Slide5.JPG
Slide12.JPG
bottom of page